comunicação e atendimento
Introdução
Formal, informal, símbolos, signos, sinais e meios são tipos de comunicação.
Na verdade, parar, olhar, ouvir com atenção, respeito, um gesto de carinho e se não puder solucionar, mas encaminha-lo á uma possível resolução daquele problema, isso é boa comunicação.
Comunicar é pensar, respirar fundo e ter humildade e sabedoria para lidar com todo tipo de situação, é saber se expressar no gesto, na ação, na atitude ou no silêncio, ele pode dizer mais que palavras, um olhar machucar mais que uma ação.
Seja no dia a dia da vida cotidiana ou no trabalho saber usar as palavras é fundamental para se ter uma boa relação, principalmente na área da saúde onde lidamos com pessoas que estão frágeis em busca de um bom atendimento, onde uma palavra amiga pode ser fundamental para dá forças e esperanças a quem naquele momento mais necessita.
1- Etapa: (1- passo)
A finalidade da comunicação é entender o mundo, relacionar-se com os outros e transformar a si mesmo e a realidade. A comunicação antes de qualquer coisa é um ato criativo, não existe apenas um agente emissor e um receptor, mas uma troca entre pessoas, formando um sistema de interação e reação ( Silva,2002).
Porém, tudo isso pode ser positivo ou negativo, dependendo de como se dá essa comunicação, sendo que existem formas de coloca-la em pratica tornando-a simples e entendível aos que ouvem.
A comunicação é um processo imprescindível na ação administrativa permitindo ações coordenadas entre os seus demais níveis, minimizando as diferenças e aproximando as pessoas pela compreensão do porque das varias percepções. Envolvendo as relações de intercambio de informações, ideias, ordens e fatos, na relação de trabalho pode envolver a transmissão de mensagens em varias direções e de maneiras formal e informal (Silva,2002).
Por esse motivo o profissional precisa interagir com o cliente da melhor maneira, simplificando seu modo de falar, sendo o mais claro