comunicação e atendimento ao cliente
Disciplina: COMUNICAÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Campinas13 de Junho de 2014.
A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
O desenvolvimento rápido da tecnologia média, a grande expansão dos conhecimentos, a ampliação progressiva do campo de atuação dos agentes de saúde, a acentuada diversificação das especialidades médicas transformam o hospital em instituição bastante dinâmica.
As mudanças nas relações sociais desenham um novo modelo de organização pronta para escolher um modelo de cidadão, protegido por leis que disciplinam a prestação de serviços, sem distinção entre os segmentos públicos ou privados.
Exige-se que tenham consciência de seu papel social e que entendam que por detrás da organização existe o sujeito, a pessoa, em razão da qual se constituem e vivem todas as estruturas sociais.
Essa preocupação deve estar presente em qualquer projeto concreto, inclusive naqueles que dizem respeito à comunicação interna e externa das organizações de saúde.
A qualidade pode ser definida como propriedade, atributo ou condição das coisas ou pessoas que as distinguem das outras e lhes determina a natureza para o controle e garantia da qualidade das ações no setor saúde, tornou-se imprescindível introduzir indicadores para avaliar os resultados alcançados e planejar as mudanças necessárias.
Avaliar significa determinar o valor de algo e explicitar a noção de qualidade.
ATENDIMENTOS DO CALL CENTER
As instituições de saúde estão passando por um momento histórico de grandes mudanças tecnológicas. Essas mudanças englobam não apenas a medicina, mas todo o complexo da saúde, tanto no âmbito administrativo quanto no assistencial. Nas instituições de saúde, em especial as privadas, o paciente passou a ser chamado de cliente e como consequência disto, as mesmas passaram a se preocupar com qualidade do atendimento.
A insatisfação dos clientes que utiliza os