Afeccoes do Sistema Hematologico
Relembrando: ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE:
GLÓBULOS BRANCOS – Leucócitos,macrófagos,basófilos,neutrófilos,monócitos,eosinófilos
GLÓBULOS VERMELHOS- eritrócitos,hemácias,hemoglobina,hematócrito
PLAQUETAS
PLASMA: parte líquida do sangue
Medula Óssea: Ocupa o interior dos ossos esponjosos e a cavidade central dos ossos longos do esqueleto, representa 4 a 5% do peso corporal e constitui um dos maiores órgãos do corpo. Pode ser vermelha ou amarela. A medula vermelha representa o local de produção do sangue. A medula amarela é composta de gordura e não produz elementos sangüíneos. Na infância, a maior produção da medula é vermelha, com o crescimento, uma grande porção da medula dos ossos longos torna-se amarela. A medula vermelha nos adultos concentra-se nas costelas e coluna vertebral. É um órgão altamente vascularizado, formado por células primitivas, células mãe, que são as precursoras de três linhagens celulares diferentes: a série eritróide – Eritrócitos (glóbulos vermelhos), a série branca (diversos tipos de Leucócitos) e a série megacariótica (plaquetas).
1 CUIDANDO DO INDIVÍDUO COM DISTÚRBIOS HEMATOLÓGICOS.
Alterações nas células sangüíneas, constituindo um dos problemas mais comuns encontrados entre a população, atingindo desde a infância até a fase adulta. Dentre elas destacam-se: anemia, leucemia e hemofilia.
2.1. ANEMIA
Distúrbio resultante da redução da quantidade normal das células vermelhas do sangue (hemácias) e da concentração de hemoglobina. Do ponto de vista fisiológico, há anemia existe produção diminuída ou ineficaz de hemácias ou hemoglobina, por insuficiência da medula óssea, acarretando prejuízo da oferta de O2 aos tecidos, diminuição ou destruição prematura das hemácias – hemólise-, perda aumentada de sangue – hemorragia, déficit de ferro e outros nutrientes, fatores hereditários e doenças crônicas (artrite reumatóide, abscessos pulmonares, osteomielites,