acupuntura
A acupuntura é uma técnica antiga que objetiva diagnosticar doenças e promover a cura pela estimulação da força de autocura do corpo. Esse processo se dá pelo realinhamento e redirecionamento da energia, por meio da estimulação de pontos de acupuntura por agulhas finas metálicas, laser, pressão e outras formas de abordagem. A acupuntura, entretanto, é somente uma das terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, pois essa medicina inclui ervas, dietas, massagem e exercícios. Todas essas técnicas são desenvolvidas com base no principio da indissociabilidade do corpo com o ambiente, das relações intrínsecas entre o microcosmo e o universo, permeado com a mesma energia.
A Acupuntura, do ponto de vista da medicina moderna e da Saúde Pública, pode apresentar inúmeras vantagens e algumas limitações. Dentre as vantagens destacam-se: a independência quase total da tecnologia médico-hospitalar-medicamentosa para resolver a maioria das patologias simples e boa parte das mais complexas e o baixo custo, pois basta o profissional disponível e material de baixo custo. Outra vantagem é a intervenção, ou seja, sua capacidade de agir em estados desarmônicos de saúde quando ainda se está em uma fase funcional precoce, impedindo assim a sua transformação em doenças orgânicas, aspecto importante na prevenção de patologias. Por outro lado, dentre as limitações da Acupuntura estão à dificuldade de comprovação científica.
TECNICAS DE APLICAÇÃO
Após um diagnóstico minucioso, e escolhido a zona reflexa onde deverá ser feita a aplicação, procede-se à assepsia com álcool. Usa-se, então, uma agulha esterilizada de número 30-34. Agulhar, perpendicularmente ou obliquamente, evitando-se transfixar a cartilagem auricular, o que pode causar traumas e infecções desnecessárias. Depois de agulhar, o paciente pode ter a sensação de dor, calor, compressão e formigamento.
A sensação comum é de dor, porém não muito forte. As agulhas permanecem por 10-30 minutos. Nesse período de tempo,