acupuntura
A acupuntura e o recurso terapêutico mais conhecido da medicina chinesa no ocidente, muitas vezes confundida com a mesma e um meio pelo qual através da inserção de agulhas faz- se a introdução, a mobilização, a circulação e o desbloqueio da energia, além da retirada das energias turvas (perversas), promovendo a harmonização, o fortalecimentos dos órgãos e das vísceras e do corpo.
A compreensão da concepção energética dos canais de energia, dos pontos de acupuntura e suas funções e fundamental para a utilização desta técnica na prevenção e interrupção de um processo de adoecimento .
A medicina chinesa e um vasto campo de conhecimento, de origem e de concepção filosófica abrangendo vários setores ligados a saúde e a doenças para tanto a medicina chinesa enfatiza os fenômenos precursores das alterações funcionais e orgânicas que provocam de sintomas e de sinais e que, muitas vezes, são acompanhadas anormalidade nos exames complementares e laboratoriais. O fator causal destes processos nada mais e que o desequilíbrio da energia interna, ocasionado pelo meio ambiente, origem externa, ou pela alimentação desregrada, emoções retidas fadigas, de origem interna.
Canais de Energia da Acupuntura
A acupuntura foi idealizada dentro da concepção dos canais de energia e dos pontos de acupuntura, o diagnostico e o tratamento baseiam nos preceitos do Yang e do Yin, do cinco movimentos, da energia (Qi) e do sangue. A energia (Qi) e a formula imaterial que promove o dinamismo e a atividade do ser vivo. Manifesta sobre dois aspectos principais, um de característica Yang, que representa a energia que reproduz calor, a expansão, a explosão, a ascensão, a claridade, o aumento de todas as atividades e outro de característica Yin, a energia que produz o frio o retraimento, a decida, o repouso, a escuridão, a diminuição de todas as atividades. A energia è universal e altamente imutável, recebendo denominações diferentes conforme suas funções:
• Energia celeste