Acupuntura
O que é?
A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar.
A acupuntura é uma técnica de tratamento que objetiva reequilibrar os meridianos do corpo, mantendo a harmonia da saúde do indivíduo. Consiste na introdução de agulhas em pontos privilegiados da pele, objetivando a obtenção de uma resposta terapêutica determinada. Qual origem?
A medicina tradicional chinesa (MTC) se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de equilíbrio entre yin/yang (o tao), da teoria dos cinco elementos ( cinco emoções - alegria, tristeza, reflexão, cólera e medo), sendo o estado de saúde dependente da harmonia entre as cinco emoções; as alterações emocionais levam aos quadros de excesso ou deficiência) e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.
A medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde.
Acupuntura no Brasil: Contexto histórico, regulamentação, ensino e pratica
A acupuntura chegou ao Brasil em 1908 através de imigrantes japoneses, permanecendo em âmbito familiar e local (nas colônias japonesas) até meados da década de 80. O primeiro conselho profissional da área de saúde a reconhecer a acupuntura foi o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais, em 1985. Mais tarde foi o Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabeleceu a acupuntura como especialidade médica 2003 mediante a publicação da Resolução CFM nº 1666.
A profissão de acupunturista ainda não foi regulamentada, entretanto ela já existe na Classificação Brasileira