Tratamento de Efluentes
DISCIPLINA: GESTÃO SÓCIO-AMBIENTAL
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
5º SEM.ADM - M - A
MARINGÁ
2013
Introdução
O recurso natural mais precioso que temos em nosso planeta é a água. Embora abundante, apenas uma pequena parcela é de agua doce. Uma parcela menor ainda é de água potável. A água é essencial para a vida. Está presente em quase todos os processos biológicos dos seres vivos e contribui para a manutenção dos ecossistemas. Nós seres humanos exploramos esse recurso de diversas maneiras. Uma das maneiras é a fabricação de produtos. Utiliza-se a água desde a retirada da matéria prima até a concepção do produto. Garimpos de ouro, extração de petróleo, fabricação de álcool, enxague de garrafas, siderúrgicas, frigoríficos, etc. são alguns processos e atividades que demandam grandes quantidades de água.
Quando há uma sobra de água e outros resíduos depois que foi realizado o processo, damos a esse liquido o nome de efluente. Esses efluentes estão contaminados com os elementos e produtos químicos utilizados no processo de fabricação, altamente tóxicos e prejudiciais para a natureza.
A importância da natureza para os seres humanos vem sendo amplamente discutida há décadas. Com o aumento da consciência ambiental, criou-se uma pressão por parte dos consumidores e governos em cima das organizações para que a natureza seja preservada e receba sua devida importância no planejamento da produção. Empresas e governos desenvolveram muitos métodos e tecnologias de tratamento para resíduos industriais. Esses métodos e tecnologias têm como objetivo diminuir os impactos causados no meio ambiente. Dentre os mais perigosos resíduos industriais estão os efluentes líquidos. Adiante serão apresentadas as características dos efluentes líquidos produzidos no setor têxtil e como devem ser tratados para que seu grande poder de poluição não afete a natureza,