Jean piaget e o estágio de desenvolvimento
Foi o psicólogo e epistemólogo suiço Jean Piaget, o teórico que mais profundamente estudou o desenvolvimento mental desde a infância até a idade adulta. Educadores de todos os níveis têm sido sensibilizados para o uso da teoria piagetiana como recurso para se conhecer e promover o desenvolvimento máximo das potencialidades das crianças e adolescentes.
O estudo da Psicologia não teria sentido algum para o educador se não fosse utilizado para a otimização de seu trabalho - a Psicologia Social, facilitando - lhe a compreensão dos grupos e a integração neles; a Psicologia da aprendizagem, possibilitando - lhe o conhecimento dos processos de mudança de comportamento resultante da estimulação ambiental e a infeência das formas de conduzir o ensino e a Psicologia do Desenvolvimento, permitindo-lhe identificar os comportamentos típicos de cada idade, os erros próprios do raciocínio em cada fase, e a interpretação que cada criança ou adolescente pode dar ao mundo à sua volta. piaget em seu famoso livro " To Understand is to Invent" ( Compreender é inventar ), sugere que refletir e observar são as duas atividades mais importantes que todo educador pode desenvolver junto com as crianças e adolescentes.
Foi através do método clínico que Piaget analisou crianças - trata-se de um tipo de observação natural, no qual o observador propõe uma questão ou cria uma situação simples e solicita a explicação do observado.As respostas infantis possibilitam a identificação de operações lógicas ou estruturas mentais da criança em cada estágio.Por outro lado, o uso dos resultados dessa observação permite diagnosticar a prontidão para a aprendizagem verbal, quantitativa, espacial, algébrica e, consequentemente, propor o ensino adequado.
Piaget, a partir de seus estudos, concluiu que, ao longo do processo de desenvolvimento, as pessoas apresentam estruturas cognitivas qualitativamente diferentes. Cada uma dessas estruturas representa um