piaget
50 anos de pesquisas que lhe deram renome mundial e inúmeros discípulos, inclusive no Brasil, onde muitas escolas ainda seguem sua orientação. Segundo ele, uma criança não pode ser forçada, pela escola ou família, a desenvolver sua compreensão mais depressa do que permite sua evolução natural.
Jean Piaget iniciou sua extensa biografia no dia 9 de agosto de
1896 (data de seu nascimento), em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai
(Arthur Jean Piaget), um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval na Universidade de Neuchâtel. Desde criança interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia. Jean Piaget foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pardal albino aos 11 anos de idade. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia
Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.
Vista parcial da cidade onde Piaget nasceu, Neuchâtel, e do lago de mesmo nome
Casa onde Piaget morou durante a infância
Jean Piaget frequentou a
Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Ele recebeu seu doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade.
Após formar-se, Jean
Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele frequentou aulas lecionadas por
Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental - que é um estudo formal e sistemático - com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.
•Em 1919, Jean Piaget mudou-se para a França. Por um convite feito por
Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil onde desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças.
Jean