Estágios de desenvolvimento psíquico proposto por jean piaget
Já desde os 10 anos de idade, Jean Piaget publicou seu primeiro artigo, para um determinado jornal cientifico. Seu conhecimento em biologia o levou a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança, como sendo uma evolução gradativa.
Durante suas pesquisas ele descobriu que o aprendizado trata-se de um processo gradual, á qual a criança vai se capacitando em níveis cada vez mais avançados do conhecimento seguindo uma sequência lógica.
Com o nascimento de sua primeira filha ele passou a notar as crianças em ambientes como escola e parques, realizando pesquisas de desenvolvimento com suas filhas, assim, ele desenvolve um método clinico piagetiano, com sua teoria que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, as quais denomina estágios e período do desenvolvimento, para Piaget esses estágios são características de variadas formas de o ser humano lidar com sua realidade, ou seja de visar seus conhecimentos usando uma adaptação, ocorrendo assim modificações progressivas dos esquemas de assimilação e acomodação. Piaget ainda mostrou que os seres humanos desenvolvem a partir de interações com o mundo, e o aprendizado e um processo gradual, e para descreve-lo criou a teoria do desenvolvimento intelectual por estágios, onde o ponto de partida e a posição egocêntrica, ou seja aquela que a criança não diferencia a existência de um mundo externo, isolado de si mesmo.
O biólogo compreende que a formação da inteligência e formada através das adaptações, quando o esquema torna-se incompetente para responder ao que é novo, ele é alterado. Todavia a interação com o mundo externo diminui progressivamente o egocentrismo.
Na teoria biológica de Piaget relativa á construção do conhecimento humano, ele classifica em quatro períodos o sistema de desenvolvimento cognitivo da criança:
Sensório motor: De 0 a 02 anos. Nesta etapa a criança se baseia em percepções sensoriais e em