atps psicologia
Relatório apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito para obtenção de nota final na disciplina Psicologia da Educação sob a orientação de
1° ETAPA – TEORIA DE FREUD NA EDUCAÇÃO
Este trabalho relata a investigação e reflexão sobre estudos relacionados à Sigmund Freud e a educação, focando as concepções que podem ser aplicadas na compreensão do processo educativo. Suas teorias, como: Educação sexual Infantil, pulsões Parciais, sublimação e outras, eram sempre baseadas em um processo psicológico do ser humano. Sigmund Freud, o criador da psicanálise, nasceu na região da Moravia, no Austro-húngaro, cursou medicina na universidade de Viena, ao se formar, em 1882, região na região de Moravia, já velho e com câncer, fugia para Inglaterra onde morreu no ano seguinte. Freud pensando na educação observou que ela incute no individuo, noções de pecado e vergonha diante das praticas sexuais.
Ainda assim, ainda restava propor que a educação não pode fazer uso abusivo de sua autoridade porque a correção educativa, embora necessária, nem por isso precisa ser excessiva, logo, Freud introduziu alguns conceitos partindo de suas observações e acompanhamento psicanalíticos:
Pulsões Parciais - Para entender a sexualidade infantil, Freud estudou as perversões. Algumas perversões como: exibicionismo, curiosidade dirigida aos órgãos genitais dos seus companheiros, São resultados dessas perversões parciais infantis que se recuperam ao cair sob o domínio das genialidades..
Educação sexual das crianças – Nessa época em que Freud formulava as relações entre cultura e sublimação, seu discurso é otimista. Ele era consultado a respeito da melhor maneira de educar os filhos, e respondia que as crianças devem receber educação sexual, assim que demostre interesse