Atps de Psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Psicologia da Educação
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação:
Profª. Orientadora da ATPS: SILVIA TREVISANI
Profª. Tutora Presencial: SILVIA TREVISANI
CAMPINAS – UNIDADE 4 2013
FACULDADE ANHAGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
CAMPINAS – UNIDADE 4
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal esclarecer conhecimentos e teorias sobre o desenvolvimento humano, auxiliando em melhorias não apenas na educação brasileira, mas também em todas as partes do mundo, ajudando em uma aprendizagem eficiente, em que envolve o encontro do desejo de ensinar do professor com o desejo de aprender do aluno. Foram estudados quatro dos mais influentes especialistas da área, sendo eles:
Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotsky.
Contribuições de Freud para o Desenvolvimento da Educação Sigmund Schlomo Freud, nascido no dia 06 de maio de 1856 na região de Morávia (hoje República Tcheca), faleceu em 23 de setembro de 1939, em Londres. Em 1877, ele abreviou seu nome para Sigmund Freud, era um aluno da faculdade de medicina da Universidade de Viena lá fazia pesquisas no laboratório de Neurofisiologia. Formando-se no ano de 1882, trabalhou no Hospital Geral de Viena, com o Neurologista Frances Jean Martin Charcot, com ele aprendeu a hipnose. Teorias de Freud que marcaram a história da psicanálise
* O inconsciente: Não está presente na consciência está reprimido, não tem acesso aos sistemas pré-consciente.
* Atos Falhos ou Sintomáticos: São lapsos da memória podendo trazer consequências graves.
* Motivação: Sobrevivência da espécie do instinto de conservação individual. Mas todas as suas colocações giram em torno do sexo.
* Fases do Desenvolvimento Sexual: Desenvolvimento sexual do individuo:
(1) Fase Oral - O