Mídia
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO
BILÚ INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA.
Blumenau
2012
1. REVISÃO DE MERCADO
1.1. MACRO AMBIENTE
Fatores Econômicos
A previsão de crescimento da economia brasileira para 2013 é de 4%, segundo projeção feita na pesquisa Focus do Banco Central. No setor industrial, economistas preveem um avanço de 4,10% e o PIB deve ficar em 34%. A pesquisa mostra ainda que a manutenção dos juros médios pode ficar em 8, 53%.
Segundo cálculos da PricewaterhouseCoopers, divulgados em Londres, o Brasil deve ser a quinta maior economia do mundo em 2013. Tendo ultrapassado países como Alemanha, Reino Unido e França. (Fonte: www.estadao.com.br).
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que mede a variação dos preços para as famílias com renda até cinco salários subiu 0,63% em setembro de 2012. (Fonte: IBGE)
“Investir nos setores de biscoitos e salgadinhos é realmente ganho certo para todos os envolvidos na cadeia de distribuição. É gratificante ficar sabendo que as indústrias continuam investindo na renovação constante de seus produtos como forma de ampliar ainda mais o mercado consumidor” (Revista Distribuição).
Segundo dados do site ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimento, o crescimento das vendas em 2011 foi de 5,90%. O varejo alimentar faturou R$205,3 bilhões, e o Food Service R$88 bilhões.
Fatores Sócio Demográficos e Culturais
Segundo dados do IBGE, a população brasileira chegou a 193.946.886 pessoas em julho de 2012, ou seja, teve um crescimento de 0,81% em relação há um ano.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Santa Catarina tem cerca de 6.248.436 habitantes que compõe 3,2% da população brasileira. Esse é o menor e menos populoso dos estados que integram a Região Sul do Brasil.
A maioria da população catarinense reside em áreas urbanas (84%), sendo que a população rural corresponde