O POPULAR
FORAM REALIZADAS 4 FAZES DE INTERVENÇÃO NO EXPERIMENTO:
Faze 1 – Tinha como propósito analisar os comportamentos dos funcionários antes da implantação do sistema, sem avisar os funcionários para que eles não mudassem seus costumes.
Faze 2 – Foi feito uma reunião para ver a maneira que o procedimento seria introduzido. Nesta etapa os participantes foram informados da introdução dos sistema de ficha, com a finalidade de servir como instrução, com intenção de aumentar mais rapidamente a mudança de comportamento.
Faze 3 – Foi avaliado se o dia de descanso oferecido era responsável pelas mudanças no comportamento. Em nova reunião foi decidido que não seriam mais dadas as fichas e folgas aos funcionários, mas que os relatórios continuariam a ser entregues.
Faze 4 – Foi implantado novamente os dias de descanso e o sistema de fichas com os mesmos critérios anteriormente estabelecidos. Os registros usados para avaliar os resultados foram os mesmos relatórios dados aos participantes, sendo assim possível acompanhar o desempenho dos participantes em todas as fazes.
Resposta questão 02:
Foi positivo para os funcionários, que tiveram o estímulo do dia de folga e para a empresa, pois houve aumento no número de fichas, aumento da qualidade dos serviços prestados, conseguiu determinar as condições na linha de base com baixo custo para introduzir o sistema e ainda teve o benefício de baixar a rotatividade de funcionários.
a) Qual a idéia que permeia o texto “O Popular” de Luís Fernando Veríssimo?
A ideia que permeia o texto é de que em todos os acontecimentos sempre existe alguém observando, olhando os detalhes do fato que aconteceu ou está acontecendo, é que sempre tem uma pessoa que está ao lado dos acontecimentos.
b-) Redija um texto em favor de seu ponto de vista.
Em meio aos acontecimentos, sempre existe alguém observando. Esse alguém normalmente recebe o nome de popular. Se nos recordarmos das notícias quando são