Portif Lio
O desenvolvimento é um processo contínuo que principia com a própria vida, no ato da concepção. Imediatamente após a concepção o óvulo fecundado, uma célula única, divide-se e subdivide-se rapidamente até que milhões de células sejam informadas.
À medida que o desenvolvimento prossegue, as novas células assumem funções altamente especializadas, convertendo-se em parcelas de vários sistemas do corpo-nervoso, ósseo, muscular ou circulatório.
Desta forma, o desenvolvimento orgânico continua evoluindo, a fim de atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos.
Assim como o desenvolvimento orgânico, o desenvolvimento psíquico também evolui rumo ao equilíbrio, embora este equilíbrio seja mais móvel do que o equilíbrio orgânico, pois se trata de uma construção contínua, onde ações são desequilibradas pelas transformações que aparecem no mundo, exterior e interior, e novas condutas vão funcionar para restabelecer o equilíbrio e tender a um estágio mais estável para o interior.
“O que herdamos de positivo é construtivo do ponto de vista biológico e o modo de funcionamento intelectual, uma maneira de transação com o ambiente. Este modo de funcionamento permanece constante por toda a vida, e é através dele que as estruturas cognitivas surgem.” (Piaget – 1992).
A Psicologia do Desenvolvimento juntamente com a Teoria de Jean
Piaget, representam uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo. Pretendendo explicar de que maneiras importantes as crianças mudam no decorrer do tempo e como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas.
Sendo esta seqüência básica dos estágios do desenvolvimento propostos por Piaget, contextualizadas em pesquisas empíricas, como arcabouço conceitual na descrição do desenvolvimento do pensamento da criança. DESENVOLVIMENTO
Biografia de Jean Piaget