Azizi Abigali

360 palavras 2 páginas
Azizi Abigalil
Dona Azizi Abigalil deveria contar com 86 anos quando faleceu. O que se depreende dos dados do Salvo- Conduto, que a família usou , na viagem que fez de Buenos Aires para Santos; no ano de 1925.Anteriormente Dona Azizi morava no em Macaé no estado do Rio de Janeiro.
Seu marido , também sírio , possuía uma grande loja semelhante aos supermercados de hoje .Tendo ficado viúva , vendeu a propriedade comercial e com o dinheiro apurado voltou a sua terra natal em companhia dos seus filhos Dolores a mais velha ,Eduardo e um garotinho de 8 anos , que veio a falecer vitima de febre alta.
Dona Azizi empreendeu então grande viagem , tendo visitado toda Europa , de resolveu rumar para a América do Sul, exatamente pra Buenos Ayres, na república Argentina , consoante salvo- Conduto, acima anunciado viosado pela embaixada do Brasil em Buenos Ayres em 09 de novembro de 1925 , a a ilustre retratora retornou ao Brasil tendo desembarcado em Santos, de onde decidiu vir para Jaboticabal. E aqui chegando com prou uma casa e um terreno para construir um prédio.
Queria ver um dia o filho formado em medicina e idealizou construir para ele ;um prédio condigno onde pudesse clinicar em próprio consultório, com todas as dependências necessárias. Então; em 1929 ;deu início a construção da casa de seus sonhos; inspirada na arte arquitetônica que aprendeu a admirar na França, Sua alegria durou pouco mais de seis meses ; quando viu terminar suas economias sem concretizar seus sonhos. Já havia vendido a casa , e passou a morar no palácio inacabado.
O filho Eduardo Gandur o filho estudou no Ginásio Estadual ; durante cerca de cinco anos lecionou matemática ;a filha .Dolores foi educada no Colégio Santo André; formada professora. Lecionou no Grupo Primário anexo do Ginásio Estadual onde mais tarde tornou-se diretora do mesmo curso.
Dona Azizi não havia concretizado seus sonhos , faleceu no dia 31 de dezembro de 1972 ;e sua filha Dolores no dia 03 de janeiro de 1973.
Hoje o

Relacionados