Resumo completo sobre Ética
Ética? Exercício de reflexão sobre os princípios do contexto em que se vive.
Moral: leis, princípios, cultura, valores, bem estar comunitário, sendo introjetados pelo meio, porém é individual (diz o que é certo).
A Psicologia: conquistou espaço autônomo como área de conhecimento e campo de práticas em consequência da produção de ideias e práticas psicológicas no interior de outras áreas do saber.
P/a contribuir para a solução de problemas relacionados à área da Saúde, à Educação e ao mundo do trabalho e das organizações.
Pereira & Pereira Neto: período de profissionalização da Psicologia.
3 Marcos desse momento: a Reforma de Benjamin Constant no campo educacional, a inauguração dos laboratórios de psicologia junto ao campo educacional e médico, e a criação do código de ética (1975).
Pessotti: critério baseado na presença ou não de instituições c/ vínculos c/ a área psicológica.
3 grandes marcos; criação das Faculdades de Medicina no RJ e na Bahia; constituição do curso de Psicologia na Universidade de São Paulo; e regulamentação da psicologia.
Antunes ( 2006) no Brasil, a profissionalização e autonomização da Psicologia inicia-se com a parceira da psicologia com outros saberes ainda no século XIX,
Contexto histórico: um país recém-produtivo industrialmente, ideal eugênico como meta cultural e educacional, político singular, formação social dependente e atrasada, mas, ao mesmo tempo, uma busca pela modernidade, pelo caminho da industrialização.
O Brasil adotou o modelo republicano, conciliado com a ideologia liberal e uma economia de base agrário-comercial e exportadora. Também acontecia uma crescente urbanização e a definição da região Sudeste como polo sócio cultural do país. Essa configuração sócio política influenciou o meio acadêmico intelectual, com a crença na liberdade e a supremacia do individuo diante a sociedade.
Bernardes (2007) afirma que a psicologia construiu-se nas relações que mantinha