ESTACAS
Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar às tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura
e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.
Regida pela Norma - 6122 Projeto e execução de fundações
ESTACAS DE MADEIRA
Nada mais são do que troncos de árvores, os mais retos possíveis, cravados no maciço de solo.
Caracterizadas por sua introdução no terreno através de processo que não promova a retirada de solo.
A cravação das estacas pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração, e a escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo, dimensão da estaca, características do solo, condições de vizinhança, características do projeto e peculiaridades do local.
ESTACAS METÁLICAS
São utilizadas em obras de fundações profundas.
São constituídas por perfis laminados ou soldados, simples ou múltiplos, devem resistir à corrosão pela própria natureza do aço ou por tratamento adequado.
Caso seja necessário, podem ser emendadas, mas as emendas deve resistir a todas solicitações que possam ocorrer durante o manuseio, a cravação e o trabalho da estaca.
O equipamento de cravação será dimensionado de forma que consiga levar a estaca a encontrar uma resistência de ponta a sua penetração, oferecida pelo solo, indicando a presença de camada resistente para o seu apoio, mas sem acarretar danos ao perfil. O equipamento é o Bate Estaca, sendo constituído por torre, base e martelo.
ESTACAS PRÉ-MOLDADAS
Podem ser de concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado, e concretadas em formas horizontais ou verticais.
Devem apresentar resistência compatível com os esforços de projeto e decorrentes do transporte, manuseio, cravação e eventuais solos agressivos.
A cravação de estacas pré-moldadas de concreto