Ensaio sobre as contribuições de Lahire para a Sociologia da Educação no Brasil
Danielle de Cássia Afonso
Resumo:
Este ensaio tem como objetivo destacar a importância das contribuições teóricas de Bernard Lahire para a sociologia brasileira. A obra que inspirou este trabalho é o livro Tableaux de Familles. Heurs: Et Malheurs Scolaires em Milieux Populaires (1995), traduzido no Brasil em 1997, e intitulado Sucesso Escolar nos Meios Populares: As razões do Improvável, que publicado há mais de 18 anos, segue sendo uma obra de referência para pesquisadores em educação. Esse fenômeno ocorre porque Lahire considera imprescindível considerar a diversidade de experiências de socialização de cada indivíduo onde as disposições são incorporadas, além de atentar-se para as modalidades de transmissão destas disposições. Para o sociólogo, nenhum indivíduo se reduz ao pertencimento de um único grupo social (família, igreja, associação, partido político...), sendo assim, a realidade do indivíduo dar-se-á pelos múltiplos e simultâneos universos sociais. Palavras-chave: Lahire; fracasso escolar; sucesso escolar; sociologia.
O sucesso e o fracasso escolar tem sido um tema recorrente de discussões, estudos e pesquisas nas últimas décadas em todo mundo.
O fracasso, especificamente, tornou explicação para todos os problemas das escolas. No entanto, o que é o fracasso? Segundo o dicionário Houaiss é “a falta de êxito, derrota, ruína, desgraça”. Charlot (2000, p.16 apud BRAGHINI, 2010, p.200) afirma que “o fracasso escolar não é objeto de pesquisa, por ser inencontrável”.
O que existe observar as condições sociais, educacionais, políticas, que criam tal realidade. O que de pronto são alunos em situação de fracasso ou em situação de sucesso (...). Não é possível encontrar o fracasso escolar, mas é possível evidencia que a condição de fracasso ou sucesso escolar não é meramente um fenômeno produzido dentro da escola. (Charlot, 2000, p.16 apud BRAGHINI, 2010, p.200).
A