Pedido de vida
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
ALINE FERNANDA DOMINGUES RA: 4980930855
LÍVIA LOPES DA SILVA MARINHO RA: 4974920349
LUZIA APARECIDA PHELLIPE DE PAULA RA: 4974918437
LUCIANA ARAGÃO DE OLIVEIRA DOS SANTOS RA: 4561867216
MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA RA: 6751378499
ROSIMARA LIBERATO VILELA RA: 4542885211
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”,
professor-tutora
sob
orientação a da
distância
FERNANDA TAMBORIM MONTEZ
BORGES.
RIBEIRÃO PRETO
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
INTRODUÇÃO
A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
A sua posição é notavelmente contraditória. De um lado, foi proscrita de inúmeros centros de ensino. Foi fustigada, em passado recente, nas universidades brasileiras, congelada pelos governos militares argentinos, chilenos e outros gêneros.
Em 1968, os coronéis gregos acusavam-na de ser disfarce do marxismo e teoria da revolução. Enquanto isso os estudante de Paris escreviam nos muros da Sorbone que’’ não teríamos mais problema quanto o último sociólogo fosse estrangulado com as tripas do último burocrata.
Como compreender as avaliações tão diferentes dirigidas com relação a esta ciência?
Para esclarecer esta questão, torna-se necessário conhecer, ainda que de forma bastante geral e com omissões, um pouco de sua história. Isto me leva a situar a sociologia – este conjunto de conceitos, de técnica e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social- no contexto histórico que possibilitou o seu surgimento, formação e desenvolvimento. Na verdade, a sociologia, desde o seu inicio, sempre foi algo mais do que