Pedido de vida
Formando: Duarte Bento
Formadora: Carla Martins
Maio de 2014
índice
I – Valores Éticos
II – Valores Culturais
III – Ética e Responsabilidade Social
IV – Ética Institucional
I – Valores Éticos
Distinção entre ética, moral, deontologia, valores éticos
Ética - A ética relaciona-se com o estudo da moral e da acção humana. O conceito provém do termo grego ethikos, que significa “carácter”. Uma sentença ética é uma declaração moral que elabora afirmações e define o que é bom, mau, obrigatório, permitido, etc. relativamente a uma acção ou a uma decisão. Portanto, quando alguém aplica uma sentença ética sobre uma pessoa, está a realizar um juízo moral. Como tal, a ética estuda a moral e determina como devem actuar os membros de uma sociedade. Por esse motivo, é definida como sendo a ciência do comportamento moral. A ética não é coactiva, uma vez que não impõe castigos legais (as suas normas não são leis), contribui para a justa aplicação das normas legais num Estado de direito, mas em si mesma não é punitiva do ponto de vista jurídico, ainda que promova uma auto-regulação.
Moral - é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do quotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.
Deontologia - Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.
Valores Éticos - Há ainda os valores éticos do indivíduo que dizem respeito a suas convicções sobre o que é certo e o que é errado. Esses valores levam o funcionário a optar por tomar uma acção correcta e influenciam suas