Trabalho com grupos terapêuticos em saúde mental.
Resumo
O objetivo deste trabalho foi expor como é realizado o trabalho com grupos terapêuticos em saúde mental. Nesse contexto, as clínicas e hospitais especializados nesta área surgem como um dos dispositivos de cuidado nesta especialidade, abrindo espaço para a angústia, dor e a escuta do sofrimento das pessoas, considerando a singularidade dos sujeitos nas instituições de saúde mental. Esta pesquisa de campo também teve como objetivo mostrar como é o trabalho de um psicólogo no serviço de saúde mental e assim apresentado como resultado a importância da atuação deste profissional de forma inovadora e criativa a cada encontro com seu grupo, sem deixar de lado os aspectos teóricos e técnicos de suas atividades.
Palavras chave: Saúde Mental, Grupos, Técnica, Reflexão.
Introdução
As oficinas terapêuticas enquanto dispositivos da atual política de Saúde Mental do Brasil, visa promover a cidadania das pessoas com sofrimento mental, buscando a reinserção social reabilitando o sujeito para a vida. Este trabalho buscou por meio de pesquisa de campo e revisão bibliográfica refletir sobre a importância das oficinas terapêuticas na reabilitação psicossocial do indivíduo com sofrimento mental. E assim pode-se evidenciar a relevância das oficinas no processo de reabilitação tanto no âmbito da saúde mental, no social e na convivência. Tal reflexão nos permite refletir sobre a contribuição das oficinas no processo de reabilitação psicossocial.
Foram realizadas duas visitas técnicas na Clinica São Bento Menni na cidade Divinópolis – MG com o intuito de conciliar a teoria sobre grupos terapêuticos ministrada em sala de aula com a prática do profissional da psicologia no âmbito da saúde mental a assim proporcionando uma visão mais ampla do trabalho com grupos terapêuticos e a importância das oficinas dos grupos terapêuticos.
Desenvolvimento
Pichon- Rivière (1998) define o grupo como o