Pedido de vida
1. INTRODUÇÃO A MANUTENÇÃO MECÂNICA
1.1.
Introdução
A manutenção mecânica industrial é um importante campo de conhecimento dentro da mecânica (engenharias, técnicos, profissionalizantes ), sendo essencial em qualquer planta industrial, pois visa à prevenção e à correção de falhas e problemas mecânicos com base em métodos de manutenção preventiva e corretiva de todas as máquinas e equipamentos, bem como de cada componente individualmente. Cabe destacar que a manutenção mecânica vem conquistando cada vez mais espaço dentro das grandes fábricas e indústrias, uma vez que o aumento da lucratividade depende da total disponibilidade dos equipamentos em linhas de manufatura. Se uma máquina falha e para de funcionar, toda a produção fica comprometida. Em um mercado bastante acirrado em termos de competitividade, a manutenção mecânica industrial exerce um papel fundamental e que pode destacar uma empresa da outra.
Até alguns anos atrás, grandes parte das fábricas, de pequeno, médio ou grande porte, contavam com equipes bem reduzidas de mecânicos de manutenção, e quando uma linha de produção apresenta entraves, esses profissionais de mecânica atuavam pontualmente, corrigindo cada problema. Inclusive, muitas companhias adotavam o sistema de manutenção mecânica terceirizada, com a contratação de empresas prestadoras de serviços que realizavam o trabalho de manutenção de tempos em tempos.
Percebendo a necessidade de estarem sempre à frente de seus concorrentes, de uns anos para cá, as companhias passaram a enxergar o setor de manutenção mecânica com outros olhos, até mesmo ampliando sua força de trabalho, proporcionando treinamentos e condições mais seguras no ambiente ocupacional. Também ficou mais claro a preocupação dos gestores de manutenção mecânica a adoção de programas de manutenção mecânica industrial que abrangessem atividades de reparos preventivos, preditivos, corretivos e grandes paradas de manutenção, ou mecânica de manutenção,