Estacas
ESTACA RAIZ
Esta estaca pode ser usada em qualquer tipo de terreno, atravessar vários tipos de obstáculos , e ter diferentes inclinações. Resiste a carga de tração muito elevada.
Definição
É uma estaca concretada “in loco” (no local) , tem seu diâmetro entre 100mm e 410mm suporta uma carga elevada por causa da sua resistência por atrito lateral do terreno atravessado. Se for encontrada uma rocha na ponta da estaca pode ser apoiada como resistência de estaca de ponta. É uma estaca feita de argamassa armada com fuste rugoso e armada ao longo do seu comprimento. No inicio a estaca raiz era usada como reforço das fundações mais ao longo do tempo com novas técnicas foi aprimorando suas perfurações, escavações entre outros.
Seus pontos positivos são : A alta produtividade . A possilbilidade de atravessar qualquer tipo de terreno inclusive rocha, matacão. A ausência de vibração. A ausência de decompressão do terreno. O baixo nível de poluição sonora.
PERFURAÇÃO
É efetuado pelo processo rotativo usando um tubo de revestimento no qual a extremidade é acoplada uma coroa de perfuração de acordo com as características do terreno. Se for necessário atravessar rocha, matacão, usa-se um martelo de fundo com bits acoplado a haste com diâmetro menor ao diâmetro interno do tubo de revestimento. Se for necessário continuar a perfuração com revestimento, se usa a sapata para alargar o furo no material impenetrável. O material no local da perfuração é retirado é eliminado continuamente.
ARMAÇÃO
Depois de perfurada. A armadura é feita por feixes de aço varias barras de aço com estribo helicoidal , formando uma gaiola , tubo metálico. É utilizada a compressão do material feita por simples sobreposição. Para a tração da estaca é mais utilizada luva roscada ou solda. Assim podendo absorver esforços de compressão causado pelo esforços