Jean Piaget e o desenvolvimento da criança
Jean Piaget Nasceu na Suíça, em 1896 e faleceu em 1980, aos 84 anos de idade.Formou-se em ciências sociais e doutor na mesma área.De 1921 a 1925 elaborou os princípios e fundamentos de sua teoria do conhecimento.
Com o nascimento de seus filhos passou a observá-los e elaborar análises sobre a construção real e o desenvolvimento da inteligência, e seu foco era o desenvolvimento natural das habilidades mentais ao longo do tempo. Piaget considerava muito importante entender a evolução e a formação da inteligência na infância, por ser uma forma de chegar à compreensão integral do conhecimento humano. Entrevistar e fazer as crianças a explicarem suas respostas foi uma ferramenta muito importante em todas as suas pesquisas, e também a aplicação de jogos.
Com suas observações Piaget descobriu que todas as crianças passam por fases de desenvolvimento cognitivo, e que as fases têm diferenças qualitativas e são organizadas hierarquicamente. A criança passa para a próxima fase quando concluía atual, e observou que todas as crianças passam pela mesma fase na mesma sequência sem pular ou regredir. Ele concluiu também que apesar de a tendência das crianças de estar na mesma fase mais ou menos na mesma idade, cada um tem um ritmo próprio de desenvolvimento. Piaget definiu quatro fases, e elas representam os níveis de inteligência e fornecem uma lista de esquemas utilizados pelas crianças nesses momentos específicos de seu crescimento. O esquema é a representação mental de um conjunto de ideias e ações que nos equipa com a estrutura mental para que organizemos as vivências anteriores e preparar para as futuras.
Os quatros estágios:
1. Sensório- motor(0 a 2 anos)
Nesta fase, as crianças aprendem sobre o mundo por meio dos sentidos, a criança neste estágio é egocêntrica e só consegue enxergar o mundo apartir de seu ponto de vista. No início as crianças agem por reflexos sem compreendê-los, mais tarde conseguem prolongar e