fichamento
FICHAMENTO SOBRE O LIVRO DE JEAN PIAGET – SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA
São Paulo 2014
FICHAMENTO DE CITAÇÕES
Primeira Parte: O desenvolvimento mental da criança (pp. 3 – 63).
Piaget, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
“Também a vida mental pode ser concebida como evoluindo na direção de uma forma de equilíbrio final, representado pelo espírito adulto.” (Piaget, Jean p.3).
“O desenvolvimento, portanto, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.” (Piaget, Jean p.3).
“No campo da vida afetiva, notou-se, muitas vezes, quanto o equilíbrio dos sentimentos aumenta com a idade.” (Piaget, Jean p.3).
“Ao contrário, as funções superiores da inteligência e da afetividade tendem a um "equilíbrio móvel", isto é, quanto mais estáveis, mais haverá mobilidade.” (Piaget, Jean p.4).
“Comparando-se a criança ao adulto, ora se é surpreendido pela identidade de reações - fala-se então de uma "pequena personalidade" para designar a criança que sabe bem o que quer e age, como nós, em função de um interesse definido - ora se descobre um mundo de diferenças - nas brincadeiras, por exemplo, ou no modo de raciocinar, dizendo-se então que "a criança não é um pequeno adulto".” (Piaget, Jean p.4).
“As estruturas variáveis serão, então, as formas de organização da. atividade mental, sob um duplo aspecto: motor ou intelectual, de uma parte, e afetivo, de outra, com suas duas dimensões individual e social (interindividual).” (Piaget, Jean p.5).
“A criança, como o adulto, só executa alguma ação exterior ou mesmo inteiramente interior quando impulsionada por um motivo e este se traduz sempre sob a forma de uma necessidade (uma necessidade elementar ou um interesse, uma pergunta etc.).” (Piaget, Jean p.6).
“Ora, como já bem mostrou Claparède, uma necessidade é manifestação de um