LIXO URBANO
O documentário “Lixo Extraordinário” (exibido em sala de aula no dia 23/09/13) revela a realidade dos catadores de material reciclável do aterro do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, e o trabalho do artista plástico Vik Muniz. Em meio a outros temas, o filme retrata a relação entre Arte, Trabalho e Condições de vida. Dentro deste contexto, apresente a sua opinião sobre as questões propostas abaixo:
1. Como você vê o papel social e o ambiental dos catadores de material reciclável do Aterro do Jardim Gramacho?
R- O filme retrata a realidade brasileira em relação aos resíduos produzidos pela população, mostrando pessoas que ganham a vida remexendo nos resíduos em busca de plásticos, metais e outros materiais que possam vender a empresas de reciclagem.
Os catadores são vitimas das pobreza, falta de estudo e oportunidade, porem são fundamentais na luta contra a mudança climática sendo responsáveis pela reciclagem de 80% do lixo, reduzindo assim a emissões de gases do efeito estufa.
Hoje os resíduos sólidos são um dos maiores problemas urbanos no pais porém vista por outro lado, pode varias famílias, os catadores fazem com que o lixo produzido seja reaproveitado, colaborando com a sustentabilidade.
2. Em uma das cenas do documentário, Tião considera que na Associação do Aterro não existem catadores de lixo, mas sim, catadores de material reciclável. Em sua opinião, qual é a diferença entre estes dois conceitos? Qual é a importância desta diferença para os catadores de material reciclável?
R- Na minha opinião lixo e o que não se aproveita enquanto reciclável é o que aproveita para outros fins,, na indústria, na arte e em varias outras coisas é um trabalho muito importante mais perigoso para a saúde das pessoas que trabalham la.
3. Identifique e escreva alguns comentários sobre o personagem que mais lhe chamou a atenção no filme.
R- O Tião por sua determinação e dedicação por acreditar e tirar daquele lugar sustendo e ajudando outras