multicuturalismo
Traço de personalidade
Refere-se a uma característica duradoura, constante da personalidade do indivíduo. Por exemplo, ser reservado, ser bem-humorado, ser expansivo etc. Os traços são inferidos a partir do comportamento. Alguns podem ser mais "centrais" da personalidade, e outros, mais "periféricos". Os centrais seriam aqueles em torno dos quais o conjunto das demais características ou traços se organizam. C. G. Jung desenvolveu também este aspecto em sua teoria da personalidade, chegando a criar tipos psicológicos: o extrovertido e o introvertido.
Os traços podem ser comuns a um grupo social, como por exemplo, a persistência, ou podem variar neste mesmo grupo social, como por exemplo, a expressão da agressividade. As teorias que desenvolvem essa "tipologia" de personalidade sofrem algumas críticas porque se considera que é impossível encontrar-se um tipo puro.
Concluímos que, profissionais que interagem diretamente com pessoas, deverão percorrer o caminho de conhecer a si e os outros. A identificação das características pessoais é uma questão de sensibilidade e de um razoável conhecimento da natureza humana. Por essa razão é imprescindível que profissionais de diferentes áreas sejam sensibilizados para algumas questões psicologia, pois esse conhecimento será muito útil no momento em que estiver atuando profissionalmente.
É fato que pessoas diferentes organizam sua percepção da realidade de forma diferente, de uma maneira exclusivamente sua.