atps alfabetização
Alfabetizar significava aquilo que ainda hoje é ensinar o alfabeto. Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever, ensinar a reconhecer os símbolos gráficos da linguagem verbal. A grande importância da alfabetização está diretamente ligada à libertação de uma pessoa, pois a partir do momento em que um sujeito aprende a decifrar o código alfabético e a, principalmente, entende-lo, de maneira que consiga interpretar o que lê, ele começa a se tornar o sujeito de sua própria história; a alfabetização dá igualdade de condições a todos que sabem ler, dentro de uma nação, sem isso o sujeito é facilmente manipulado e alienado do mundo que o rodeia. Alfabetização e informação andam de mãos dadas; uma pessoa que lê e escreve, que busca conhecimentos, não fica tão dependente dos demais, deste modo pode se movimentar no seu universo e a fazer suas escolhas, que vai gerar opiniões próprias para o efetivo exercício da cidadania.
• Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito
• É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.
• Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.
• É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal.
• É estar apto a escrever uma carta.
• É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas “copiar” e “colar”.
Enfim, ser alfabetizado NÃO É ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases.
DESENVOLVIMENTO
(ALFABETIZAR)
“Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na