Curso de Pedagogia
Período 1º
Matéria: Fundamentos Psicológicos da Educação 1
Professora Nair Poubel.
A Psicologia ou as suas Psicologias – Ciências e Senso Comum
A Psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum.
O conhecimento do senso comum, além de sua produção característica, apropria-se de uma maneira muito singular, de conhecimentos produzidos por vários setores da produção do saber humano. O senso comum mistura e recicla vário saberes, muito mais especializado, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo, integrando assim, de modo precário, o conhecimento humano. Sendo assim, tal assimilação não ocorre rapidamente, e nunca é totalmente absorvido pelo senso comum.
“O senso comum, por vezes, apropria-se de termos científicos, não tendo a dividida preocupação com a definição correta das palavras, como por exemplo, quando diz “meninas histéricas”, “ficar neurótico” ou” rapaz complexado”.
Áreas de conhecimento
Somente o conhecimento intuitivo seria muito pouco para que o homem dominasse a Natureza em seu próprio proveito. Por uma questão de sobrevivência, os gregos precisaram entender e dominar vários cálculos para resolver seus problemas agrícolas, arquitetônicas, navais, etc. com o tempo, esse conhecimento foi-se especializado cada vez mais isso é, denominado ciência.
Mas o senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade.
As especulações em torno da origem e significado da existência humana, formaram um corpo de conhecimento denominado filosofia.
A formulação de um conjunto pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios moradia, forma o pouco de conhecimento humano, conhecido como religião. Por fim, o homem, já desde a pre história, deixou marcas de sua sensibilidade nas paredes das cavernas, quando desenhou sua própria figura, criando uma expressão de conhecimento que