curso de pedagogia
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Sociologia da Educação I
ALLANA JÉSSIKA SANTOS SOUZA
Atividade Externa da Disciplina
Educação após Auschwitz
Goiânia
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE Educação
CURSO DE PEDAGOGIA
Sociologia da Educação I
ALLANA JÉSSIKA SANTOS SOUZA
Atividade Externa da Disciplina
Educação após Auschwitz
Goiânia
25 de Abril de 2014
Roteiro de Estudos
1-No “Prólogo”, Eva Schloss revela a existência de uma sensação de horror ao contar sua história. Em sua leitura, que elementos históricos ou psicológicos evidenciam esse medo de falar do passado?
Resposta: este medo que Eva tem de falar do passado derivasse do fato dele ter sido uma vitima do nazismo e ter sido enviada ao campo e concentração onde viu vários de seus familiares e amigos serem mortos. Eva preferiu deixar estas lembranças esquecidas em sua memória, pois estas lembranças traziam muita dor e sofrimento para ela, e mantendo-as esquecidas Eva criou uma espécie de lacuna em seu coração um espaço que nem sua família poderia preencher, quando Eva remexia em suas memórias do antes do holocausto ela se lembrava de ser uma criança extrovertida, alegre, que adorava andar de bicicleta, plantar bananeira muito falante e ela sabia que jamais poderia ser esta pessoa, pois mesmo depois de quase 40 anos ainda não tinha conseguido se reconstruir completamente. Mas ao discursar na abertura da exposição de Anne Frank, percebeu que ela tinha enfim recuperado uma pequena parte dela mesma.
2-Eva Schloss revela que realiza varias palestras para crianças. O que sua história pode ensinar as crianças?
Resposta: A história e as palestras de Eva Schloss passam a mensagem que por mais que às vezes tenhamos a sensação se não nos encaixarmos no mundo e de que o mundo não se encaixe a nós e que temos um futuro repleto de incertezas, de