desafiando o preconceito
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TEMA: Cultura e identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-Racial
PÚBLICO ALVO: Alunos da ED. Infantil e do Em. Fundamental
DURAÇÃO: 1 bimestre CULMINANCIA: Dia 18 de novembro que antecede o dia nacional da consciência negra.
2. CARACTERÍSTICAS: Projeto interdisciplinar, envolvendo todas as áreas da Ed. Infantil e Ens. Fundamental I.
3. INTRODUÇÃO
Como a educação escolar pode tratar no cotidiano a presença de tantas diferenças étnico raciais?
Há uma tendência nas culturas de destacar como positivas as praticas e valores que lhes são próprios, gerando conflitos desastrosos ou rejeição em relação ao que é diferente. Somos desafiados constantemente pela própria experiência humana a aprender a conviver com as diferenças. Como mudar as concepções de diversos indivíduos para que possa compreender que nenhum ser humano é melhor ou pior do que o outro?
As discussões que surgem acerca das diferenças e diferentes formas de preconceito cultural abordam a necessidade de enfocar na educação escolar o trabalho com a diversidade existente na cultura brasileira, primando pela valorização e respeito ao outro.
É preciso compreender que por trás da lei 10639/03 existiu e ainda existem percursos de lutas pela em prol de direitos iguais, da democracia. Dessa forma, o trabalho com esse tema requer um entendimento sobre as causas políticas, econômicas e sociais sobre o preconceito.
Esse projeto baseia no trabalho de diversos autores que tratam sobre a temática, mas as idéias principais foram extraídas da Lei 10639/03, do documento “Indagações sobre Currículo: Diversidade e Currículo” elaborado pelo Ministério da Educação por Nilma Lino Gomes (2008). Destacamos também as idéias de Carlos Rodrigues Brandão e Valter Roberto Silvério.
4. JUSTIFICATIVA
Depois do levantamento realizado pelos educadores da escola acerca da formação extra-escolar dos educandos e da realidade onde está