Saúde Preventiva e Longevidade
Quando criança é necessário que os pais estejam atentos à carteira de vacinação, já que as doenças infecciosas são prevenidas com as vacinas e é preciso manter uma alimentação correta e a higienização dos alimentos para evitar verminoses (comuns em legumes e saladas mal feitas).
Já entre a infância e a adolescência, é preciso ter muito cuidado com a diabete e a obesidade. De acordo com o médico Gerson Gold, coordenador da 3ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro é possível prevenir futuros distúrbios evitando alimentos hipercalóricos. “Esses alimentos são muito atraentes e tem uma grande carga de gordura que pode transformar essa criança num adulto doente, com problemas como a diabete e a obesidade, que são mais comuns, e a aterosclerose, acúmulo de gordura nas artérias do coração” alertou.
Na juventude, uma forma eficaz de prevenir doenças é ficar o mais afastado possível de substâncias que fazem mal ao organismo, como os anabolizantes. “Na maioria das vezes, as substâncias causam lesões nos músculos, lesões cardiovasculares e ainda destroem o fígado e o pâncreas”, informou ele, alertando para o consumo indiscriminado do álcool e do cigarro. Estudos já comprovaram que este consumo aumenta as chances de ter doenças como a pneumonia e até o câncer. Sete em dez fumantes apresentam doenças na velhice.
A expectativa de vida do brasileiro aumenta ano após ano, e para viver mais há uma receita muito simples: boa alimentação e exercício físico. Segundo o doutor Gerson Golden, o exercício físico, por pelo menos 30 minutos, aumenta a longevidade e a qualidade de vida da pessoa.Uma boa noite de sono, por exemplo, é a conseqüência da prática de exercícios diários. Na alimentação, dar preferência a frutas, legumes, verduras e cereais é outro fator de extrema importância para evitar doenças no futuro. Gorduras de origem vegetal, como azeite extra-virgem, óleo de soja e de girassol são ótimas opções. Ainda segundo Gold,