populaçao idosa
Serviço social
Marylaika rossana henrique lima
o envelhecimento populacional e o impacto na politica de saúde frente ao sistema único de saúde -sus
Patos
2013
Marylaika rossana henrique lima
o envelhecimento populacional e o impacto na politica de saúde frente ao sistema único de saúde -sus
Trabalho de Serviço social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de trabalho Profissional,Política Social II,Políticas Públicas da Familia,Metodologia da Pesquisa,Direito e Legislação Social.
Orientador: Clarice da Luz Kernkamp,Valquiria Aparecida Dias Caprioli ,Maria Lucimar Pereira Maria Angela Santini, Rodrigo M Trigueiro, Jossan Batistuste
Patos
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
Introdução Atualmente, o país está passando pelo que se denomina “bônus demográfico”, em que há mais pessoas em idade economicamente ativa do que idosos (pessoas a partir de 60 anos) e crianças juntos. Esse bônus impulsiona transformações socioeconômicas e, atualmente, é um dos principais responsáveis pelo impacto positivo na nossa economia.
Em recente estudo do Banco Mundial, “Envelhecendo em um Brasil mais velho”, são expostas as implicações do envelhecimento populacional para o crescimento econômico. Em resumo, a proporção de idosos quase dobrará em 20 anos e quase triplicará em 40 anos. Além disso, a proporção da população em idade ativa começará a diminuir a partir de 2030.
A pergunta que se coloca é: quais são os possíveis impactos deste fenômeno para o Brasil, principalmente no que se refere aos sistemas de saúde, público e privado? Para responder a essa pergunta é necessário