Sistema digestorio
O Sistema Digestório caracteriza-se como um conjunto de órgãos responsáveis pela apreensão, mastigação, deglutição, digestão, absorção e eliminação dos resíduos em forma de fezes. O Sistema Digestório está disposto em forma de um tubo por onde passa o bolo alimentar. O tubo digestório recebe o produto de secreção das glândulas anexas que vão auxiliar na digestão dos alimentos. Além disso, ele é um sistema aberto que permite a eliminação dos resíduos não aproveitáveis pelo organismo. Podemos dividir o Sistema Digestório no tubo digestório e nas glândulas anexas (COLICIGNO, 2008).
2.0 Tubo digestório.
2.1 Boca e Cavidade oral
A boca é a abertura que fica na face entre o lábio superior e o lábio inferior. É a porção inicial do tubo digestório onde ocorre a apreensão, a mastigação e a deglutição do bolo alimentar. É na cavidade oral o local onde se inicia o processo de digestão alimentar. A cavidade oral pode ser dividida em duas partes distintas: o vestíbulo e a cavidade bucal propriamente dita. O vestíbulo corresponde à região da cavidade oral anterior à gengiva e às arcadas dentárias, enquanto a cavidade oral propriamente dita compreende a região situada internamente aos dentes e à arcada dentária. A língua está dentro da cavidade oral propriamente dita. Fazem parte dos limites da cavidade oral as seguintes estruturas: os lábios fazem o limite anterior, o istmo das fauces faz o limite posterior, as bochechas fazem o limite lateral, os palatos (duro e mole) fazem o limite superior e o músculo milo-hióide corresponde ao limite inferior (assoalho) da cavidade oral (COLICIGNO, 2008).
2.2 Língua
A língua é um órgão muscular situado na cavidade oral propriamente dita. Ela é importante para o transporte dos alimentos para a faringe, além de participar na gustação e na fonação. A face superior da língua é chamada de dorso da língua. O dorso apresenta uma depressão em forma de “V” conhecida como sulco terminal, que divide a