sistema digestório
A Digestão dos Alimentos
A digestão e a absorção dos alimentos não ocorrem em uma única etapa. São processos contínuos com várias reações químicas e mecânicas ocorrendo simultaneamente – portanto, qualquer falha em alguma das fases dificulta as demais.
O sistema digestivo se estende da boca ao ânus.
Da boca ao esôfago
Na cavidade bucal a saliva atua como um lubrificante, umedecendo os alimentos. Essa saliva é capaz de quebrar o carboidrato através de sua enzima amilase salivar (ptialina).
Os dentes são muito bem projetados para a mastigação, ao triturar os alimentos enviando-os em pedaços menores para a digestão química que ocorrerá no estomago e intestinos.
Quando o alimento está pronto para ser deglutido, é voluntariamente comprimido e empurrado para trás até a faringe, em um ato reflexo. Isso ocorre em menos de dois segundos, interrompendo assim a respiração por apenas uma fração do ciclo respiratório habitual.
Mesmo quando a pessoa está falando, a deglutição interrompe a respiração por um tempo tão curto que dificilmente é percebido.
O esôfago transporta alimentos e bebidas da cavidade oral e da faringe para o estômago. Seus movimentos são organizados especificamente para essa função.
Estômago
Uma vez no estômago, os alimentos são diluídos com mais fluídos, ácido clorídrico e misturados com enzimas que digerem proteínas.
Quando os alimentos estão na consistência e concentração apropriadas, o estômago permite a passagem de seu conteúdo para o intestino delgado.
Do intestino ao ânus
No intestino se dá a maior parte da digestão, já que cerca de 90% dos alimentos ingeridos são absorvidos durante a passagem por seus oito metros. Nos primeiros cem centímetros acontece a digestão e a absorção da maioria do que ingerimos. Ao longo do comprimento restante os macronutrientes, minerais, vitaminas, oligoelementos e a maioria da água remanescente são