Educação anti racismo
CURSO DE PEDAGOGIA
ATIVIDADE AVALIATIVA INTEGRADA – MÓDULO 3.2 - 2013
2013
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROMOTORAS DA IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO
Na educação infantil é importante abordar o tema racismo, pois para a construção de um sistema educacional igualitário, se faz necessário não negar o preconceito. O silêncio sobre este assunto, serve como estímulo para manutenção das desigualdades. Portanto, encarar desigualdades, discriminação e preconceito é, sem dúvidas, a melhor maneira para sua superação.
Para Lopes (2005): As pessoas não herdam, geneticamente, idéias de racismos, sentimentos de preconceito e modos de exercitar a discriminação, antes os desenvolvem com seus pares, na família, no trabalho, no grupo religioso, na escola. Da mesma forma, podem aprender a ser ou torna-se preconceituosos e discriminadores em relação a povos e nações. Sendo assim, o preconceito está presente em toda sociedade, inclusive no ambiente educativo. Tais manifestações geram humilhações que resultam em indivíduos tímidos, inseguros e inferiores aos demais. As conseqüências desta formação podem ser evitadas pelos profissionais da área da Educação, por esses serem de fundamental importância na intervenção das atitudes discriminatórias na escola.
Há realidades que não se pode evitar e uma delas é o reconhecimento do fato de que crianças, desde muito cedo, manifestam preconceito racial. Embora a situação seja complexa, existem no país muitas experiências que apontam caminhos para uma solução. Segundo Araújo (1996 apud AQUINO, 1998): O papel da escola é o de uma instituição social responsável não só pela democratização do acesso aos conteúdos culturais historicamente construídos, mas também o de co-responsável pelo desenvolvimento individual de seus membros (em todos os aspectos), objetivando sua inserção como cidadãos autônomos e conscientes em uma sociedade plural e democrática.
ATIVIDADES LÚDICAS
A