Plano de aula Metodologia do ensino de história
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
PROFESSOR: Ms. DIEGO MARINHO DE GOIS
DISCENTES: CELIO JEAN ALVES CAVALCANTE SUSANA DOS SANTOS MORAIS
PLANO DE AULA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR
TEMA:
O breve século XX (Nazismo e Fascismo, O Fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha, Influências do Nazifascismo pelo mundo). Segundo Marcos Napolitano a história contemporânea na divisão tradicional ocorre no longo século XIX imediatamente após a queda da Bastilha e a revolução Francesa a primeira guerra mundial e o século XX cobrindo da revolução Russa a queda do muro de Berlim, Porem a proposta aqui apresentada rompe com a temporalidade preestabelecida na divisão quadripartide Francesa. Mas, o que estamos assistindo atualmente é a problematização do conceito e a subdivisão do período genericamente conhecido como Historia Contemporânea, com base na reflexão sobre como analisar os anos posteriores a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Segundo Robsbawm, a ascensão da direita totalitária foi uma espécie de resposta ao crescimento do poder operário, evidenciado na Revolução de Outubro, na Rússia. Ainda segundo ele, a direita radical já fazia parte do cenário político europeu desde o fim do século XIX, mas eram mantidos sob controle. O "perigo" socialista viria mudar esse contexto. E é exatamente essa época e esse contexto que analisaremos e estudaremos durante essa aula assim como suas consequências na atualidade, sejam elas consideradas boas ou más.
JUSTIFICATIVA:
Uma aula com o intuído de abordar um tema como os regimes Nazifascistas, não pode buscar se não, fazer com o que os discentes passem a pensar critica e honestamente sobre o assunto, não levando como certeza absoluta o que a mídia diz sobre o Nazismo e sua Ascenção, muito menos eximindo o que de fato ocorreu durante os regimes totalitários do século XX, e principalmente