ETAPA LV
Sinopse do filme “Não gosto de meninos”
O curta-metragem teve como principal inspiração a campanha internacional contra a homofobia “It Gets Better”, que reuniu depoimentos de gays, lésbicas e apoiadores dos direitos humanos, incluindo o presidente dos Estados Unidos. Na versão brasileira, o projeto reuniu 40 pessoas que contaram suas histórias de vida, completamente distintas com um objetivo comum: mostrar que são felizes sendo gay.
RESUMO DO FILME
NÃO GOSTO DE MENINOS
Enquanto a violência contra homossexuais tornam-se cotidianos, ações contra a homofobia e a discriminação contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgênicos ganham força. Outro objetivo do filme é mostrar que, depois que você passa por um período mais complicado, de aceitação, você acaba se encaixando e sua vida fica uma delícia. Eu acho que isso é uma relação simples de visibilidade. Quanto mais natural uma coisa é, mais ameaçada fica a pessoa que é insegura sobre aquela coisa, como a sexualidade. Então quando você tem um grupo de gays sem nenhuma voz, nenhuma visibilidade e quando eles aparecem são alvos de chacota. O filme não gosto de meninos são diferentes personalidades reunidas e também pela coragem de se expor e tentar com isso diminuir o preconceito que ainda insiste em ter na mente de muitas pessoas. O mais legal de projetos como esse é que alguns de nós podem se sentir abraçados ao assistir a alguma atitude do tipo, e outros podem ouvir histórias que não tem nada a ver com suas vidas, mas que ocorrem em torno delas. Hoje, homossexualidade não é mais um tabu, um “problema” como foi nas décadas passadas, mas por mais impressionante que seja, ainda é polêmico.
.
Educando para a diversidade:desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate a discriminação no cotidiano escolar
A compreensão da homofobia e a necessidade de combatê-la é recente no mundo todo e também no Brasil.