O Comportamento do consumidor infantil
Elisandra S. Godolphin
Gabriela Borile Gonzaga
Marcia Maria de Oliveira
Consumidor Infantil.
O comportamento do Consumidor Infantil.
Porto Alegre, 16 de Abril de 2015.
O consumidor infantil.
A segmentação de mercado divide os grupos de consumidores em nichos cada vez menores, com o objetivo de conhecer e estudar um determinado grupo de clientes.
Um dos campos que esta em evidência é a area do marketing infantil. Analisar esse tipo especifico de consumidor é fundamental para entendê-los, saber o que querem e quais as suas reações diante dos estimulos oferecidos. De acordo com MC Neal (1992) a importância da criança como consumidora começa a crescer a partir da decada de 1950, decorrente do fenômeno baby boom, que explodiu o número de crianças em 50% nos EUA, somando a afluência econômica do país que provocou uma transferência de renda dos pais para os filhos (MC Neal, 1969). Uma das permissas fundamentais do moderno campo do comportamento do consumidor é de que as pessoas frequentemente compram produtos não pelo que eles fazem e sim pelo que significam (SOLOMON, 2008) Isso se torna exepcionalmente verídico quando se trata de crianças, pois elas reconhecem facilmente personagens, o desenho simples as cores vivas e expressivas, emoções atribuídas a eles fazem dos personagens o porta-voz da empresa para a criança.
Segundo afirma MC Neal (1992) a importância deste público se itensifica quando são levados em conta os diferentes papeis que a criança consumidora assume: Mercado primário (A criança pode ser um consumidor) Mercado influênciador (A criança pode influênciar o consumo) Mercado futuro ( A criança constitui o mercado potencial). Sendo assim esse público alvo demonstra sua importância para este segmento.
O processo de compra do público infantil vem da percepção das crianças e é moldado pelo seu passado e suas habilidades. Portanto o principal critério para essa segmentação do público