PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO
DIRLENE FOGAÇA
Apresentação de trabalhos:
Sequência didática da história João e o pé de feijão. 2º Ano A
Sequência didática da história A girafa Branca. 3º Ano B
João e o pé de feijão.
A literatura abre portas para o universo do conhecimento. É na infância que começa a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
O contato com a leitura contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, é um momento em que ela busca compreender aquilo que está ouvindo. Embora os tempos modernos ofereçam novos recursos para a criança ter acesso às histórias infantis, nada derruba a magia da antiga fórmula “era uma vez…” que suavemente chega aos ouvidos de uma criança, através dos lábios dos pais inspirados nos contos.A magia e o encantamento das crianças devem ser alimentados através dessa linguagem lúdica que fala diretamente à sua alma, proporcionando-lhe conforto e esperança.
Os contos ajudam a criança a elaborar melhor os sentimentos negativos tão comuns na primeira infância, como o medo, a frustração, o abandono, a rejeição, entre outros. Portanto, estimularemos neste momento através do conto, a imaginação e a sequencia do conto João e o pé de feijão.
A girafa branca
Desafiando o preconceito: convivendo com as diferenças.
Há uma tendência nas culturas de destacar como positivas as práticas e valores que lhes são próprios, gerando conflitos desastrosos ou rejeição em relação ao que é diferente. Somos desafiados constantemente pela própria experiência humana a aprender a conviver com as diferenças. Como mudar as concepções de diversos indivíduos para que possa compreender que nenhum ser humano é melhor ou pior do que o outro?
As discussões que surgem acerca das diferenças e diferentes formas de preconceito cultural abordam a necessidade de enfocar na educação escolar o trabalho com a diversidade existente na cultura brasileira, primando pela valorização e