depoimentos de pessoas com necessidades especiais
Em 2004, tive alguns problemas de saúde e descobri que estava com a síndrome pós-pólio que é uma falência neurológica em virtude da pólio. Demorei a chegar a este diagnóstico, pois, no Brasil, o acompanhamento desta síndrome iniciou-se somente em 2000 e é pouco conhecida na área médica. Em conseqüência disso, tive que alterar a minha rotina diária e aprender a viver com esta nova situação. Hoje, faço parte da diretoria do CVI Campinas e participo de conselhos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, no município e no Estado.
DEPOIMENTO:VINICIUS GARCIA.
Meu nome é Vinicius, tenho 32 anos e nasci aqui em Campinas, em 1976. Durante minha infância e adolescência, vivi em Campinas e estudei na mesma escola durante 11 anos, da primeira série do Ensino Fundamental até o terceiro colegial (último ano do Ensino Médio),. Portanto, estive dos 7 aos 17 anos na Escola Comunitária de Campinas. Embora tivesse preguiça para estudar, preferindo sempre jogar bola, fui bom aluno, nunca repeti e nem mesmo fiquei de recuperação (com exceção de Educação Artística no colegial, pois eu não gostava de desenhar ou pintar; e bagunçava na aula).
Entrei no curso de Economia da Unicamp em 1994. Desde que começei a pensar no que queria fazer na Universidade, sempre quis Economia. Cursei o primeiro ano em ritmo de festa, tirando notas apenas razoáveis. Continuei