Resenha
ESCOLA DE ENFERMAGEM
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM
Professor: Edison Luiz Devos Barlem
RESENHA CRÍTICA
Manuela Santos de Souza – 48449
Rio Grande, outubro de 2013.
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Bordignon SS, Barlem ELD, Lunardi Filho WD, Silveira RS, et al. Opção e evasão de um curso de graduação em enfermagem: percepção de estudantes evadidos. Rev Gaucha Enferm. 2012; 33(2).
2. BREVE SÍNTESE DA OBRA
O artigo se deu a partir de uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, primeiramente com 19 estudantes evadidos do curso de enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, através de um questionário com perguntas abertas e fechadas por meio eletrônico, devido a distancia de localização dos estudantes, no entanto apenas 9 responderam. O objetivo da pesquisa era conhecer os motivos pela opção e desistência do curso de enfermagem.
Os questionários respondidos foram submetidos a uma Analise Textual Qualitativa, a qual, foi possível observar que as opções de ingresso no curso estavam associadas à vocação pessoal, percepção da enfermagem como uma profissão de cuidado, vivências prévias com situação familiar, contato com pessoas que atuam na enfermagem e à aproximação com as demais profissões da área da saúde.
Por outro lado os motivos para a evasão do curso, os entrevistados ressaltam falsas expectativas em relação ao curso, o que resultou em sentimento de decepção, desmotivação e frustração. Destacaram, também, não identificarem-se com a profissão ao se aproximarem do real trabalho do enfermeiro, constataram que o curso não corresponde aos seus interesses, problemas financeiros e reconhecimento da desvalorização da profissão.
3. PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES DESENVOLVIDAS NA OBRA
O autor obtém algumas conclusões com esse artigo, entre elas estão: