articulações entre recreação e lazer
Atividade Portfólio 3° ciclo de aprendizagem
GRADUAÇÃO EM BACHAREL. EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
DISCIPLINA: RECREAÇÃO E LAZER
PROFESSOR: SERVIO ANTONIO BUCIOLI
PÓLO DE VITÓRIA – ES
25 de Abril de 2013
Recreação e Lazer: Articulações entre Educação e Lazer
Antes de iniciarmos nossas reflexões entre a articulação lazer- educação, gostaria de citar
Dumazedier (2001) “... lazer é um conjunto de ocupações as quais o indivíduo pode entregarse de livre vontade, seja para repousar, seja divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora...”
A educação contemporânea pode ser considerada como um processo de transmissão e construção da cultura, que é resultado da intervenção humana no mundo. Educa-se no sentido de humanizar o homem, florescendo seu pensar crítico sobre os problemas atuais para que ele possa desenvolver habilidades para intervir nestes processos de maneira consciente.
Nesse novo conceito podemos incluir o lazer como campo de estudo, onde ele não é mais encarado como atividades que preenchem o “tempo livre” escolar ou laborativo, mas que vá além disso, eduque social, cultural e politicamente. As vivências lúdicas são tidas como fortes elementos que contribuem para o entendimento do novo mundo social e as possibilidades de intervenção socioeducativas, devido ao fato de que as práticas corporais estarem inseridas dentro do contexto de lazer, propiciando um espaço para mudanças de valores, atitudes e condutas, o que é apoiado por Marcellino em sua obra “Pedagogia da animação” de 1990 onde o autor questiona a ausência da ludicidade nas escolas brasileiras e propõe sua inserção como componente cultural, principalmente nas séries iniciais.
Autores com Dumazedier (1974 e 1980), França (1999) e Melo(2003), evidenciam as possibilidades de