Curva de titulação da glicina
Ponto isoelétrico dos aminoácidos: curva de titulação da glicina
Ponto isoelétrico, ou pI, é o valor de pH onde uma molécula, por exemplo, um aminoácido ou uma proteína, apresenta carga elétrica líquida igual a zero. O pI é o pH no qual há equilíbrio entre as cargas negativas e positivas dos grupamentos iônicos de um aminoácido ou de uma proteína. A diferença entre os valores de pI de proteínas pode ser utilizado para separá-las, submetendo-as à migração eletroforética em um gradiente de pH.
Introdução
Como objetivos deste experimento, visamos reconhecer as modificações na estrutura de um aminoácido neutro por efeito da variação do pH, identificar os grupos tamponantes do aminoácido glicina e os valores de pH onde eles ostentam a maior capacidade tamponante, comparar os valores obtidos de pH experimentalmente com aqueles calculados pela equação de Henderson-Hasselbalch, identificar o pH onde a glicina existe como um íon dipolar e verificar a existência de dois pKs para a glicina, identificando as respectivas formas iônicas predominantes.
Materiais
Solução de glicina 0,02 M; acido clorídrico 1 M; hidróxido de sódio 0,1 M; pHmetro portátil; frasco de Erlenmeyer.
Métodos
Pegamos um frasco de Erlenmeyer onde havia 20 ml de solução de glicina com 1 ml de HCl 1 M; agitamos este frasco e medimos o pH. Em seguida, fomos adicionando NaOH 0,1 M de 0,5 em 0,5 ml, agitando e medindo o pH sempre após cada adição, até que este chegasse a aproximadamente o valor de 12. Em seguida, construímos um gráfico(pH X volume de NaOH adicionado) com os resultados obtidos no experimento prático, um gráfico com os resultados obtidos, utilizando-se a equação de Henderson-Hasselbalch e montamos a tabela que mostra a evolução do experiemnto.
Resultados e Discussão
A partir do experimento, obtivemos os seguintes resultados:
NaOH mL NaOH
mol COOH
mol COO-
mol Relação COO- COOH Log de
COO- COOH NH3+
mol