RELATORIO- titulação de glicina

1846 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR
BIOFÍSICA

RELATÓRIO 02: Titulação da glicina com uma base.

GOIÂNIA - GO
Abril / 2014

RELATÓRIO 02: Titulação da glicina com uma base

GOIÂNIA-GO
Abril/ 2014
INTRODUÇÃO
A titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, onde é usado para determinar a concentração de um agente conhecido em uma solução.
O método consiste em reagir completamente um volume da amostra, no caso deste experimento a Glicina, com um determinado reagente, no caso deste experimento o NaOH.
No experimento realizado, a titulação é utilizada para determinar a concentração de Glicina numa determinada solução. Certo volume de Glicina é titulado através da utilização de uma base forte (NaOH), de concentração conhecido.
O NaOH é adicionado em pequenas quantidades até o aminoácido ser neutralizado, e logo depois até atingir um determinado volume requisitado, o que pode ser indicado através de um pHâmetro. A concentração da Glicina na solução original pode ser determinada através do volume de NaOH adicionado.
No processo de titulação ácido-base, que foi o realizado, faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante (NaOH) ao titulado (Glicina), o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado:

A tendência de qualquer ácido (HA) para perder um próton e formar a sua base conjugada (A-) é definida pela constante

Relacionados

  • Manual de Movimento
    38451 palavras | 154 páginas
  • diretrizes diabetes melitus
    174098 palavras | 697 páginas