diretrizes diabetes melitus
2009
Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes
DE
Reprodução autorizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes
DIRETRIZES SBD 2009
2009
Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes
DE
Diretrizes SBD 2009
Apresentação
Dra. Marília de Brito Gomes
Presidente da SBD – Gestão 2008/2009
O processo de aprendizagem baseado em evidências científicas vem ganhando cada vez mais espaço na medicina da atualidade. Sabe-se que o conhecimento encontra-se em constante mutação, sendo necessária uma atualização periódica. Foi pensando nissto que surgiram as Diretrizes da
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que agora chegam a sua edição 2009.
A prescrição médica deve ser realizada de forma consciente. No processo de tomada de decisão, devem ser consideradas as preferências do paciente, após esclarecimento dos riscos e benefícios da terapêutica , as circunstâncias do atendimento, o estadiamento da doença e os recursos disponíveis.
Além dissto, a experiência profissional é fundamental e faz muita diferença na conduta final, garantindo um melhor acompanhamento do paciente.
É essencial, portanto, entender que as evidências são apenas um dos componentes na tomada de decisão. Os médi-
cos envolvidos na atenção a seus pacientes utilizam as diretrizes como uma das formas de constante atualização perante o avanço extremamente rápido do conhecimento médico e das opções farmacológicas disponíveis como instrumento de terapia. Especialistas de reconhecido saber foram convidados a elaborar e atualizar os temas apresentados desde a primeira edição das Diretrizes da SBD.
Nesta edição, contamos também com a participação de profissionais de outras especialidades, permitindo uma abordagem multidisciplinar, aspecto que deve ser frequentemente enfatizado.
Finalizando, gostaria de agradecer aos colegas que, generosamente, emprestaram seu tempo dedicando-se à produção deste importante e útil trabalho. Com