ESTUDO DE CASO DIABETES
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS- CESC
CURSO: ENFERMAGEM
MARIA GRABRIELA SANTOS REGO
ESTUDO DE CASO DE UM PACIENTE COM DIABETES MELLITUS
CAIXAS – MA
2015
MARIA GRABRIELA SANTOS REGO
ESTUDO DE CASO DE UM PACIENTE COM DIABETES MELLITUS
Trabalho entregue à Universidade como requisito para obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Enfermagem UEMA/CESC - CAXIAS.
CAXIAS- MA
2015
1. INTRODUÇÃO
A diabetes constitui um grande problema de saúde pública. A falha no controle do nível glicêmico pode levar a pessoa com diabetes a desenvolver outras complicações como, por exemplo, a amputação de membros, insuficiência renal e cegueira irreversível, tornando-o incapaz de exercer várias atividades do cotidiano, além de afetar na qualidade de vida, expressando por tanto, em gastos bem significativos nos cofres públicos, devido as internações freqüentes e ao aumento do quadro de morbimortalidade ( BRASIL, 2013).
O diabetes melitus é uma disfunção metabólica, no qual é caracterizado por um aumento de glicose no sangue, em conseqüência de defeitos na secreção da insulina ou da incapacidade deste em agir de forma satisfatória. Para o aumento do índice dessa doença temos alguns fatores predisponentes para desenvolvimento do agravo, que incluem: o crescimento da população idosa e a adoção de estilos de vida poucos saudáveis (BRASIL, 2006).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), havia no mundo cerca de 177 milhões de portadores de DM no ano 2000. Em 2025, estima-se que este número seja de 350 milhões de pessoas. Percebe-se que o número de pessoas portadoras de DM cresce mais rapidamente em países pobres e em desenvolvimento e que nessas nações, a doença se manifesta mais cedo, frequentemente, entre 35 a 64 anos ( SANTOS et al, 2009).
Uma epidemia de diabetes mellitus (DM) esta aumentando cada vez mais, onde em 1985, a estimativa de