estudo de caso sobre diabete
Jhennifer Dias da Silva 1
Sueli oliveira Pereira 2
INTRODUÇÃO:
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDROCRINOLOGIA E METABOLOGIA, 2014).O objetivo do trabalho foi identificar as intervenções de enfermagem a partir do paciente portador de Diabetes Mellitus e de uma lesão no membro inferior direito localizado no calcâneo .
METODOLOGIA:
Foi realizado uma estudos de caso no ambulatório de lesões do Hospital Raimundo Gobira, onde foi feito a anamnese, exame físico para a realização da Sistematização da Assistência de enfermagem utilizando as terminologia NANDA, NIC e NOC.
REVISÃO DE LITERATURA:
Estudo de caso:
C.R.B. sexo masculino, 62 anos, cor parda, aposentado, dois filhos, divorciado, mora sozinho na zona rural. Diagnóstico médico constata: Diabetes Mellitus, faz uso contínuo de Metformina e Glimipirida. Paciente relata ser orientado sobre a doença, que há histórico de Diabetes na família, já fez uso de álcool e tabaco, diz não ter dificuldade de interação social, é ansioso e preocupado, nos momentos de lazer costuma assistir televisão, afirma seguir dieta nutricional. Ao exame físico apresenta: Diminuição da acuidade visual,pele ressecada , dificuldade ao urinar, manchas hipercrômicas em membros inferiores,pé direito característico de pé diabético com ferida em calcâneo, edemaciação. A lesão