Biografia Lygia Fagundes
Lygia Fagundes Telles nasceu Lygia de Azevedo Fagundes, nasce na capital paulista, em 19 de abril de 1923, na rua Barão de Tatuí.Quarta filha do casal Durval de Azevedo Fagundes e Maria do Rosário Silva Jardim de Moura ( Zazita) . Seu pai, advogado, exerceu os cargos de delegado e promotor público em diversas cidades do interior paulista, por essa razão passa seus primeiros anos da infância mudando-se muito. Em 1936, um baque na família - os pais se separam -, e Lygia passa a viver com a mãe em São Paulo. Seu pai morreu em 1945 e sua mãe faleceu em 1953. Antes de completar dez anos, já alfabetizada, começa a encher cadernos escolares com pequenas histórias, em 1938 escreveu seu primeiro livro de contos, Porão e sobrado com edição paga pelo pai e assinando apenas Lygia Fagundes. Em 1950 adota o sobrenome Telles apos se casar com o jurista Goffredo da Silva Telles Jr, seu professor na faculdade de Direito. Em 1954 lança seu primeiro romance, Ciranda de Pedra. Em 1970 veio à luz um grande livro de contos, Antes do baile verde.
Obras Principais
Contos: História do desencontro (1968); Antes do baile verde (1970); Seminário dos ratos (1977); Venha ver o pôr do sol (1987); Invenção e memória (2000).
Romances: Ciranda de pedra (1954); Verão no aquário (1963); As meninas (1973); As horas nuas (1989).
Lygia Fagundes Telles já foi chamada, mais de uma vez, a “primeira dama da literatura brasileira”. Seus livros já chegaram a países como França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Rússia, China e Portugal.
Lygia Fagundes Telles, é hoje vista por muitos como uma das maiores ficcionistas do Brasil. Vertentes que a toda hora se confundem numa obra em que temas como solidão, loucura, morte, choque de gerações e a mudança de costumes são algumas de suas marcas. Lygia escreve expondo nossos medos e desejos, às vezes sombrios, perversos.
Sua obra versa sobre as experiências humanas, sobretudo as experiências interiores.
Engajada politicamente,